Aniversário dinamarquês

Ontem, fui em um aniversário dinamarquês pela primeira vez. Foi o aniversário do Martin, meu host father, e fomos para a cidade dos pais dele, Vejle (pronunciado “vaile”), passar o dia. A cidade é linda, caminhamos um pouco no centro, no calçadão, foi muito gostoso. Apesar de ser um dia muito frio e com mais vento do que o comum, o centro estava bem cheio. As fachadas das lojas são muito bonitas, e para chamar a atenção dos consumidores, elas colocam algumas araras de promoções ou de novidades na rua, ao ar livre.

Centro de Vejle.

Depois do passeio, encurtado pelo frio, almoçamos em um restaurante muito gostoso, costelas estilo americano, com molho barbecue e batata assada. Depois, fomos para a casa dos pais do Martin onde cantamos parabéns e comemos bolo de aniversário dinamarquês, um bolo bem diferente. Para começar, ele não é feito da mesma massa que estamos acostumados, não tem recheio, e é em formato de um menininho. A massa lembra massa de bomba, mas sem o recheio. E ao invés de cobertura grossa de creme ou brigadeiro, o bolo é decorado com uma cobertura de açúcar e balinhas de goma, com direito a olhinhos, nariz, boca, cabelo e roupinha. Cantamos “Parabéns” (na verdade não cantei coisa nenhuma, só fiquei observando) e logo em seguida o Martin cortou o bolo. Ah, e nada de velas! Até agora não sei a idade do aniversariante.

Bolo de aniversário dinamarquês.

Outra coisa interessante é a presença das bandeirinhas dinamarquesas em aniversários. Muitas famílias decoram o jardim ou a frente da casa com bandeiras da Dinamarca para anunciar que há um aniversariante. Nesse dia haviam bandeirinhas na nossa mesa do restaurante.

Um aniversário diferente, mas muito interessante.

5 thoughts on “Aniversário dinamarquês

  1. Que interessante. Aniversário bem jovial esse, em? Bolo em formato de piá, sem velas, sem risco de incêndio e convidados imaginando quantos anos você está fazendo. Acho que vou usar essa tática nos meus próximos aniversários..

    Like

  2. hehe, use mais pra frente, por enquanto dá pra dizer a idade e ainda ficar bem feliz! confesso que prefiro um bolo estilo brasileiro, cheio de recheio, massa molhadinha, cobertura de brigadeiro, mmmm chega a dar água na boca!

    Like

Leave a comment